domingo, 24 de abril de 2011

Download de 5 softwares essenciais para a segurança de seu computador

O que há de comum em quase todo computador de "leigos" que eu entro? Keyloggers, vírus e todo tipo de porcaria monitorando, roubando informações, travando o computador e infestando os arquivos. Por que isso acontece? Porque o "leigo" faz besteira demais e não usa softwares de segurança suficientes no computador.


Como resolver isso:

Primeiramente, é necessário uma mudança de hábitos, senão não tem milagre que dê jeito:


  1. Não abra arquivos anexos de e-mail que você não sabe o que é
  2. Preste atenção nas extensões de arquivo que você abre. nada que for .exe, .com, .pif que vier de um desconhecido, será uma coisa boa.
  3. Não seja idiota: Não acredite em mensagens dizendo que você foi sorteado(a), ganhou milhões de dólares ou foi selecionado(a) com uma oportunidade única.
  4. Não acredite em uma pessoa que diz que tem um negócio bom para você. Se fosse bom para você, ela ficaria com esse negócio para ela, não ofereceria para você.
Após isso, é bom ter bons softwares instalados em seu computador. Segue uma seleção com alguns dos melhores softwares para cada tipo de proteção que você precisa para correr menos riscos em seu computador.

Vou logo falando uma coisa: Sempre tem um amigo esperto que vem com um anti-vírus ou um firewall da moda que é "ótimo". Meu velho, minha cara, pare com isso. Deixe esse negócio de experimentar coisa nova para profissionais ou pessoas do ramo. Se for bom mesmo, depois de algum tempo esses softwares terão nome e ficarão populares. Não seja cobaia de coisas ótimas. A maioria das coisas ótimas, na verdade, são uma porcaria.

OBS importante: Tudo aqui é bom, e tudo aqui é Free

Quer um anti-virus bom? Use o Avast:

Anti-virus, não preciso nem dizer não é? é o básico do básico em termos de segurança. Infelizmente só um anti-vírus não irá livrar você das forças do mal. Por conta disso, continue lento esse artigo. É necessário baixar e instalar outros softwares para aumentar sua segurança.


Firewall? Use o Zone Alarm:

Firewall é outro negócio que também já ficou popular. Ele basicamente previne invasões e acesso não autorizado ao seu computador por meio de sua rede local ou por meio da Internet. O próprio Windows já traz um firewall nativo que é bonzinho, mas para ter um nível realmente superior de proteção, você vai precisar usar um produto de terceiros. Desde que o mundo ouviu falar de firewall, o nome disso é Zone Alarm. Tem outros, mas com esse, você estará bem.

Anti-spyware? Recomendo o Spybot

Esse tipo de software mantém sua privacidade na Internet. Ele detecta basicamente cookies mal intencionados e outros tipos de ameaças, que podem armazenar informações pessoais ou de comportamento e enviar para serviços de coleta desses dados enquanto você navega pela Internet. O Spybot é um bom software que varre seu computador em busca dessas mazelas e as remove.

Anti-malware? Vá com o Spyware Doctor

Tem certos tipos de ameaça que os anti-vírus não são capazes de detectar. Talvez a maioria das ameaças atualmente sejam arquivos executáveis. É impressionante como tem gente boba que recebe esses arquivos por e-mail e os executam sem nem saber de onde veio. Pois bem. Esse tipo de software ajuda a detectar e remover ameaças desse tipo. É muito recomendável instalar isso em seu computador. Funciona como um complemento importante ao seu anti-vírus.

Anti-keylogger? Use o KeyScrambler e o Advanced Anti Keylogger

Apesar de estar em último na lista, esse tipo de software dá uma tranquilidade a mais para você, justamente com o tipo mais terrível e aterrorizante de invasão, os monitores de digitação. Já pensou alguém estar vendo tudo o que você digita, os sites que você acessa, as suas senhas de Orkut, Facebook, E-mails etc.? Pois é, um keylogger faz justamente isso. O pior é que os anti-vírus normalmente não detectam esse tipo de ameaça, pois qualquer programador meia-boca é capaz de fazer um, ou seja, quando um vírus desse entra no banco de dados de seu anti-vírus, já é muito tarde. Os anti-keyloggers servem justamente para monitorar ou impedir que outros software sejam capazes de monitorar suas atividades no computador. No caso das sugestões de download, o KeyScrambler serve para criptografar tudo o que você digita no Internet Explorer ou Firefox, ou seja, mesmo que alguém esteja monitorando, não será capaz de entender nada. Já o segundo, serve para ver se há algum outro software monitorando o seu teclado ou gravando imagens das telas de seu computador.

Uff... Acho que é isso.
Instalando esses produtos em seu computador você estará, digamos, menos desprotegido(a). É... Uma parte importante de sua proteção é justamente ter hábitos seguros, como os citados no começo do artigo.

Dica final:

Não adianta nada ter todo esse cuidado em seu computador e depois ir para uma Lan house ou usar o computador de um amigo e acessar seu e-mail, orkut, facebook etc. Depois você vai ficar aí chorando porque roubaram sua conta de e-mail, facebook e orkut...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem: